.: História do Anime :.

Com a ocupação dos EUA no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contacto com a cultura ocidental e foram influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos, os desenhadores no início da carreira começaram a conhecer os quadradinhos e desenhos animados na sua forma moderna. 
Havia negociantes que contrabandeavam rolos de filmes americanos, desenhos da Disney, entre outros. Entre os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais tarde, foram consagrados no mercado de manga. No ano de 1950, influenciados pelos média que vinham do Ocidente, diversos artistas e também vários estúdios começaram a desenvolver projectos de animação experimental.

Na época em que a manga reinava, com os média nasceram os primeiros animes de sucesso tais como:
- Hakujaden (A Lenda da Serpente Branca) estreou no dia 22 de Outubro de 1958, a primeira produção lançada em circuito comercial da Toei Animation, divisão de animação da Toei Company e da Manga Calendar, um dos primeiros animes feitos para a televisão, que foi transmitido pela emissora TBS com a produção no estúdio Otogi no dia 25 de Junho de 1962, que teve uma duração de dois anos.



 - Logo a seguir, no dia 1 de Janeiro de 1963, foi lançado o Anime Astro Boy, que era baseado na manga de Osamu Tezuka, já com a estética para as personagens ou seja com olhos grandes e cabelos espetados vinda da versão de impressa. O Astro Boy acabou por tornar-se o propulsor da maior indústria de animação do mundo, conquistando também o público dos Estados Unidos. =D

Tezuka era um ídolo no Japão e a sua popularidade  proporcionou-lhe recursos para investir na sua própria produtora, a Mushi Productions.
Outras produtoras investiram nesse novo sector e nasceram clássicos do anime como Oitavo Homem (Eight Man), e Super Dínamo (Paa Man).

Em 1967, surgiram quatro filmes e catorze séries animadas no Japão, entre elas A Princesa e o Cavaleiro, Fantomas e Speed Racer, o primeiro com grande projecção internacional.
Os animes infantis, infanto-juvenis femininos e sobre robôs gigantes acompanharam o crescimento do número de séries semanais durante a década de 1970. Na época, a Tatsunoko Production, a criadora de Speed Racer, lançou um título de sucesso chamado Gatchaman (no Ocidente, Battle of the Planets).